Itabuna, Cidade Azul, unida na prevenção do diabetes

Itabuna, Cidade Azul, unida na prevenção do diabetes

Será realizada neste sábado, dia 25 de novembro, a 13ª. edição do  Mutirão do Diabetes de Itabuna, que faz parte do calendário da Federação Internacional do Diabetes e é considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo. O modelo do mutirão de   Itabuna já foi levado a cidades com  Joinville, Ribeirão Preto, Petrolina, Belém e Curitiba.

Promovido ONG Unidos pelo Diabetes,  Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes. Na área interna do Hospital de Olhos, haverá mapeamento de retina para detecção de retinopatia diabética, exame do pé diabético com triagem dos casos mais graves, exame do rim diabético com a equipe de nefrologia da Santa Casa, coração e tratamento a laser de retina, que terá continuidade após o Mutirão.

Na Praça Rio Cachoeira, denominada Cidade do Diabetes, serão prestados serviços de orientação e prevenção como exames de glicemia capilar para detecção do diabetes, avaliação nutricional, cuidados com o pé diabético, utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, direitos do diabético e atividades físicas com avaliação dos pacientes.

O espaço Diabetes Kids terá atividades recreativas, sala de leitura e  exames de detecção do diabetes em crianças. Estudantes da Uesc, Unime e FTC também atuarão como ações educativas. A Prefeitura de Itabuna, além da estrutura e logística do evento, garantiu o tratamento dos casos detectados através do SUS. O Mutirão terá ainda a presença de artistas regionais, os terapeutas do riso e transmissão ao vivo do programa Balanço Geral da TV Cabrália/Rede Record, com Tom Ribeiro.

Eventos como Pedalada Azul, Aulão Azul, Exposição Novembro Azul no Shopping Jequitibá e Terminal Rodoviário de Itabuna e a campanha Luz Azul mobilizaram toda a cidade.

“Itabuna está mais azul do que nunca e pretendemos bater todos os recordes de atendimento em 2017”, afirma  o  idealizador e coordenador do Mutirão do Diabetes, Dr. Rafael Andrade. “Esse é um evento que envolve todos os setores da sociedade organizada e que tem como foco a prevenção através da informação e orientação”, diz.

O Dr. Rafael lembra que as pessoas devem levar um documento de identificação com o Cartão SUS. O atendimento será das 8 às 13 horas.

  • Criado em .

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ITABUNA

Situado à Av. do Cinqüentenário, 966, Centro, Itabuna–BA  |  Telefones (73) 3613-2815  |  3613-3074

www.cdlitabuna.com  |  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

© Copyright 2012/2017 CDL Itabuna   |   Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:
Oxente Virtual

CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ITABUNA

Situado à Av. do Cinqüentenário
966, Centro, Itabuna–BA
(73) 3613-2815  |  3613-3074


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

© Copyright 2012/2017 CDL Itabuna
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:
Oxente Virtual